sábado, 6 de setembro de 2008

Bacharelado em Saúde Coletiva

Notícia importante relativa à Saúde Coletiva:

Bacharelado em Saúde Coletiva
Curso de Graduação em Análise de Políticas e Sistemas de Saúde


Com início a partir do Concurso Vestibular – 2009, o curso de Análise de Políticas e Sistemas de Saúde - Bacharelado em Saúde Coletiva, oferecerá 60 vagas anuais, com dois ingressos, metade no primeiro e metade no segundo semestre letivo. Será o primeiro curso da área da saúde que terá funcionamento predominantemente noturno. No primeiro vestibular ocorrerá apenas o ingresso de 2009/2.

- O que faz um Analista de Sistemas e Políticas de Saúde?
O novo profissional atuará sobre situações coletivas, institucionais e organizacionais, exercendo a função de ‘‘analista’’ no amplo setor da saúde, realizando o reconhecimento e a interpretação de informações, visando a estabelecer proposições, as quais irá acompanhar, regular e/ou monitorar, assim como atuará - de maneira interdisciplinar e junto às equipes multiprofissionais - em ações de promoção da saúde integral do ser humano, favorecendo a presença dos fatores protetores da saúde.

- Onde atua o Analista de Sistemas e Políticas de Saúde? O profissional formado da nova graduação atuará em instituições onde exista planejamento, gestão e avaliação em saúde, como é o caso da coordenação ou condução de serviços, programas, projetos, sistemas e redes de saúde, assim como atuará em instituições onde se exerça a promoção, vigilância e educação da saúde, como ocorre nos órgãos da área sanitária, ambiental, de saneamento, alimentar e agrária.
A atuação abrange os setores governamental, não-governamental e da iniciativa privada.

- Por que Bacharel em Saúde Coletiva? Segundo as áreas do conhecimento científico, o profissional graduado em Análise de Políticas e Sistemas de Saúde é um profissional da Grande Área das Ciências da Saúde, Subárea da Saúde Coletiva, Campo de Domínio da Saúde Pública. Da Grande Área da Saúde constam como Subáreas as profissões consolidadas do campo da saúde, a única Subárea que não configurava profissão era a da Saúde Coletiva, que formava especialistas, mestres e doutores nos Campos de Domínio da Epidemiologia, da Medicina Preventiva e Social e da Saúde Pública. A nova graduação formará o bacharel no Campo de Domínio da Saúde Pública, designado, no Brasil, por Sanitarista, podendo o mesmo seguir seus estudos de especialização, mestrado e doutorado nos vários campos de domínio das ciências onde o conhecimento sobre ações coletivas, institucionais e organizacionais da saúde se faça presente.

- Carga Horária Total do Curso: 3,000 horas/aula + 12 créditos complementares (mínimo de 180 horas em atividades complementares)

- Duração do Curso: 4 anos


Mais informações aqui: http://www.ufrgs.br/eenf/index.htm

Nenhum comentário: